Qual o melhor óleo para cozinhar? 7 indicações.

Parar para pensar como era antigamente vai fazer você refletir em qual o melhor óleo para cozinhar. Antigamente era muito usado a banha de porco que é uma excelente opção, pois não tem a quantidade de gordura trans que tem nos óleos hidrogenados de hoje. Sabemos que essa gordura trans age negativamente na nossa saúde, podendo levar a diabetes, pressão alta, aumento de risco de câncer, doenças cardíacas, entre outras doenças.

Nós mudamos muitos nossos hábitos que eram saudáveis e hoje devido à zona de conforto, devido à praticidade das coisas, o consumo de coisas industrializadas se tornou um hábito muito ruim para nossa saúde e por isso tantas novas enfermidades.

Por isso, devemos ter o cuidado de escolher um bom óleo para cozinhar para nós e nossa família. Veja abaixo diversas opções de óleos saudáveis que podem trazer inúmeros benéficos.

Qual o melhor óleo para cozinhar?

1- Banha de porco

A banha de porco possui muitos benefícios, dentre eles, a prevenção de doenças cardiovasculares, pois contém elevado índice de gorduras insaturadas, é repleta de minerais, tais como o ferro, o fósforo e o cálcio, e possuiu vitaminas do complexo B, C e D. Também é fonte de ômega 3 e pode ajudar a combater a depressão. Excelente para atingir altas temperaturas, pois não libera substâncias tóxicas.

Uma dica é pedir no açougue e armazenar em vidro por até 3 meses. Não compre banha de porco em lata porque ela pode vir contaminada com metal tóxico (alumínio). Se você gosta do sabor é uma excelente opção e você pode reutilizar ela até 3 vezes.

Sempre lembrando que seu uso deve ser equilibrado, como qualquer outra gordura.

2- Azeite de Oliva

Uma ótima opção para cozinhar é o Azeite de Oliva VIRGEM, pode ser utilizado para o preparo de alimentos quentes ou grelhados. O EXTRAVIRGEM além de ser mais caro, perde todas as propriedades quando entra no ponto de fumaça na hora do aquecimento do alimento.

Neste artigo estamos falando apenas dos óleos para cozinhar, mas vamos fazer um adendo para falar um pouco do Azeite extravirgem? Um Azeite extravirgem de qualidade precisa ser prensado a frio, tem que estar em um vidro escuro e ter acidez de até 0,8 porcento para não perder as propriedades.  Esse azeite extravirgem tem que ser mantido e usado em temperatura ambiente e serve para colocar na salada ou por cima de uma carne, etc. Não é para ser esquentado pois perderá as propriedades.

3- Manteiga clarificada (também conhecida como Ghee):

A Manteiga clarificada ou manteiga Ghee, não tem lactose, que é o açúcar do leite, que é perdido no processo onde é feito a manteiga clarificada. Ela é uma gordura saturada e não poli-insaturada igual aos óleos hidrogenados que causam muito mal à saúde, sendo possível seu uso em temperaturas mais altas sem que altere suas características.

A manteiga clarificada é rica em gorduras boas, possui vitaminas K, A, D e E, não contém lactose e caseína e não precisa ser armazenada na geladeira.

4- Óleo de Coco

Nosso preferido! Com inúmeros benefícios, o óleo de coco é rico em triglicérides de cadeia média (TCM ou MCT), significa que é uma fonte rica de gordura saturada, de fácil absorção, ou seja, o corpo metaboliza facilmente e que ajuda no emagrecimento.

O coco é rico em nutrientes, sendo considerado antifúngico, antiviral e antibacteriano. O óleo de coco é composto de aproximadamente 90% de ácidos graxos. Quando você usa o óleo de coco você facilita a absorção de outros nutrientes, sendo ele também considerado um termogênico.

Usar 1 colher de sopa de óleo de coco todos os dias, vai ajudar até no sistema imune. Para cozinhar recomenda-se usar o óleo de coco VIRGEM. O EXTRAVIRGEM você deixa para usar em outras situações que não passará por aquecimento.

Além de ser uma ótima opção para cozinhar, o óleo de coco pode ser usado para hidratação dos cabelos e peles, para a saúde íntima da mulher, dentre outros. Veja mais em nos artigo Óleo de coco: 5 Benefícios para você!

5- Óleo de palma

Extraído da polpa dos frutos que crescem nos cachos das palmeiras, essa extração do óleo se dá por meio da prensagem dos frutos. Também é uma boa opção de óleo, possui o TCM e também é gordura saturada. É um ótimo óleo para ser usado em frituras, mantendo suas propriedades em temperaturas elevadas. Porém, pensando no meio ambiente, existem outros óleos benéficos que não vão abater uma palmeira.

6- Óleo de abacate

O óleo de abacate é gordura com propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres, sendo ótimo aliado para prevenir o envelhecimento, e doenças como diabetes e pressão alta, mantendo suas propriedades quando é aquecido.

7- Óleo de Farelo de Arroz

Muito utilizado na culinária asiática, o óleo de farelo de arroz possui diversos compostos benéficos para a saúde, tais como, antioxidantes, anti-inflamatórios e hipoglicêmicos. É uma opção para cozinhar, porém deve ser usado com moderação.

PIORES ÓLEOS – Nunca indicados para cozinhar:

  • ÓLEO DE CANOLA: a canola vem da colsa, que possui ácido erúcico e que é altamente tóxico ao corpo humano.
  • ÓLEO DE SOJA: esse óleo tem base transgênica, sendo química pura.
  • ÓLEO DE GIRASSOL: gordura poli-insaturada que apresentam riscos inflamatórios ao corpo