Pão sem glúten: 3 receitas rápidas para você experimentar!

Pão sem glúten tem sido muito procurado ultimamente, principalmente por uma maior demanda de pessoas que descobriram que tem intolerância ou alergia ao glúten, e até as que também não tem intolerância gostam desse tipo de pão.

Ainda mais por ser um pão mais leve e com maior facilidade de digestão agrada todos os gostos, porém, você não precisa gastar horrores para comprar o seu pão sem glúten.

Pois, nesse texto te ensinamos como fazer o seu próprio pão de diversas formas.

Quer saber como? Continue com a leitura e aproveite! 

Pão-sem-Glúten
Foto: Canva

Por que comer pão sem glúten?

Em primeiro lugar, você precisa saber que alimentos que possuem glúten podem ser consumidos tranquilamente por quem não tem intolerância e nem alergia ao glúten, esse tipo de intolerância é descoberta logo na infância e às vezes na fase adulta também.

A intolerância ao glúten é mais conhecida como doença celíaca, onde o intestino não consegue degradar o glúten e isso causa inflamações, bloqueando a absorção dos nutrientes, e esse processo acontece devido uma reação do sistema imunológico.

Ou seja, o organismo ataca as células do próprio corpo, e isso é reconhecido como uma reação autoimune, onde acaba causando muito desconforto e dor para quem a possui.

Por isso, você precisa conhecer alguns dos alimentos que possuem o glúten como:

  • Pães
  • Macarrão
  • Cevada
  • Bolos
  • Doces
  • e outros

Respondendo a pergunta acima, se você tem adoença celíaca, não comer pão com glúten é uma questão de saúde e bem estar, entretanto, se você não possui essa intolerância pode comer os dois tipos de pães tranquilamente.

Já que você conhece os alimentos que possuem glúten, temos 3 receitas de pão sem glúten para incrementar o seu café da manhã ou lanche, confira abaixo!    

3 Receitas para você experimentar e incluir no seu dia a dia!

Em seguida, você encontrará 3 receitas para todos os tipos de gosto, como pão com frutas, pão vegano e até o nosso tradicional pão francês, e todos sem glúten, aproveite!

1.    O tradicional pão francês sem glúten

Começar o dia com um pão francês quentinho é muito bom!

Se este pão for sem glúten melhor ainda, não é verdade! Mas assim como informado acima, sabemos que o glúten pode causar muitos problemas à saúde de quem tem intolerância a ele, porém, tem uma forma de fazer o pão francês preferido de todos sem o glúten.

  • Receita

Você vai precisar de: 300g de farinha multi,

                                     310ml de água em temperatura natural,

                                     15ml de azeite,

                                      9 gramas de sal,

                                      5 g de fermento biológico seco

Preparo: Misture em um recipiente os ingredientes secos: farinha, sal e fermento, depois adicione a água e mexa bem até ficar firme, após isso acrescente o azeite, deixe descansar por mais ou menos 3 horas.

Logo após, cubra a bancada com farinha para a massa não grudar, separe a massa em pedaços e a estique com o rolo, faça este processo 2 vezes.

Reserve a massa enrolada com plástico filme, e aguarde por 1 hora para que ela dobre de tamanho.

Com a massa pronta, separe os pedaços e coloque em uma forma, e cubra bem com alumínio para o vapor ficar totalmente preso.

Pré-aqueça o forno em 230ºC e coloque a forma, deixe por mais ou menos 15 minutos, após este tempo, tire o alumínio e baixe para 200ºC por mais 15 a 20 minutos ou até dourar.

Espere esfriar e bom apetite!

2.    Pão sem glúten e vegano!

Você tem intolerância a glúten e gosta do estilo de vida vegano? Então com certeza vai adorar esse pão sem glúten, confira!

  • Receita

Ingredientes: 200g de mix de  farinha sem glúten,

                      50g de farinha de grão de bico,

                      30g de farelo de aveia,

                      15 g de farinha de linhaça,

                      4g de psyllium,

                      2g de goma xantana,

                      5g de fermento biológico,

                      200ml de água,

                      60 ml de azeite,

                      30g de açúcar de coco,

                      5 g de sal

Preparo: Misture os ingredientes secos em um recipiente, menos o açúcar e o sal, em outro misture os 100 ml de água, azeite e açúcar, misture a parte seca com a líquida até ficar uma massa toda por igual.

Devagar vá colocando os outros 100 ml de água, acrescente as 5g de sal, misture bem e reserve a massa por 1 hora.

Coloque a massa em uma forma, e em um forno pré-aquecido a 200ºC coloque a massa para assar, depois de 10 minutos diminua para 160ºC, e continue a baixar a temperatura em 20ºC de 10 em 10 minutos, quando alcançar os 95ºC o pão estará no ponto certo.

Aguarde esfriar e bom apetite!

3.    Vai um pão de banana sem glúten aí !?

A banana é uma fruta mil e uma utilidades, você pode consumi-la in natura, bolos, doces, caldas, sobremesas, geleias e sem esquecer do nosso querido pão sem glúten, confira essa saborosa receita!

  • Receita

Nesta receita vão: 3 ovos,

                              1 colher de sopa rasa de açúcar de coco

                              ½ colher de chá de sal

                              5 colheres de sopa de óleo vegetal

                              4 colheres de sopa de leite em pó

                              1 xícara de chá de farinha sem glúten

                              3 bananas amassadas

                              1 colher de sopa de fermento para bolos

Preparo: Misture bem todos os ingredientes, com exceção do fermento, até ficar bem uniforme, após essa primeira mistura adicione o fermento e misture até ficar totalmente reunido aos outros ingredientes.

Em uma forma untada com manteiga adicione a massa, logo após, coloque a forma no forno pré-aquecido a 180ºC por volta de 30 minutos,

Quando dourar desligue o forno.

Espere esfriar e bom apetite!

Por fim, você pode ver 3 receitas práticas para incluir o pão sem glúten na sua dieta, para assim manter uma vida saudável e bem equilibrada dentro das suas limitações alimentares, e com isso ainda pode incluir seus familiares nas descobertas de novas receitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *