Natação

A natação é um exercício recomendado para todas as faixas etárias.

É uma atividade de intensidade vigorosa, consequentemente, ela promove alto gasto de calorias e auxilia no emagrecimento.

Além disso, sua prática melhora o sistema cardiorrespiratório, melhora o condicionamento físico e, como movimenta diversos músculos ao mesmo tempo, ela aumenta a força destes músculos e promove sua hipertrofia. Outro benefício da natação é que por ser realizada na água, é considerado um exercício de baixo impacto para joelhos e articulações.

Levando em conta o posicionamento do tórax e o movimento das pernas e braços, são definidos os estilos de natação, dentre eles estão:

Nado Livre (Crawl)

É a modalidade mais simples e mais praticada, sendo mais eficiente para alcançar maior velocidade.

O tórax deve estar voltado para o fundo da piscina. As pernas ficam esticadas ou semi-flexionadas e os pés se movimentam alternadamente dando golpes curtos, semelhantes aos de chutes. Os braços também se movimentam de forma alternada.

Quando um dos braços estiver para fora da água, o nadador pode virar a cabeça para este lado e respirar.

Nado de Costas

O nadador permanece com o abdômen voltado para fora da água. A movimentação das pernas, pés e braços é semelhante à mencionada na modalidade anterior. A única coisa que difere é que os braços devem passar junto à orelha, com a palma da mão voltada para fora.

Nado Peito

É a modalidade mais antiga e de menor velocidade, o nadador fica com o tórax voltado para o fundo da piscina. As pernas ficam esticadas e são trazidas junto ao corpo com os joelhos dobrados e abertos.

Os seus movimentos devem ser simultâneos e não podem emergir a superfície. Os braços também realizam movimentos simultâneos, nunca alternados, sendo que os cotovelos devem ficam submersos.

As palmas das mãos devem ficar voltadas para fora e o rosto dentro da água. No final da puxada do braço, o nadador ergue a cabeça para fora da água para respirar.

Nado Borboleta

Considerada a modalidade mais difícil de ser realizada, porém a mais bonita. Exige força para empurrar a água e flexibilidade para enfrentar a sua resistência.

Derivado do nado peito, o nadador permanece com o abdômen voltado para o fundo da piscina e precisa movimentar as pernas e braços simultaneamente, levando-os para fora da superfície da água. Não é permitido movimentar os pés e a respiração é realizada a cada duas ou cinco braçadas.

Além das modalidades já mencionadas, também existem as competições de nado medley. Quando realizada por apenas um nadador, executa-se a sequência: nado borboleta, costas, peito e nado livre. Em caso de revezamento, ou seja, realizado por 4 nadadores em cada modalidade, a sequência muda para: nado costas, peito, borboleta e nado livre.

Os movimentos realizados na natação são cíclicos e repetitivos. Desta forma, pessoas com problemas articulares tem maior dificuldade em realizá-los.

Por este motivo surgiu à hidroginástica, sendo esta uma aula de ginástica praticada dentro da água. Ela é frequentemente realizada por pessoas da terceira idade, devido ao menor impacto nos joelhos e articulações, porém as demais faixas etárias não possuem contraindicação. A hidroginástica pode ser realizada com ou sem o uso de aparelhos. O que difere da natação é o seu maior ganho de massa magra.

Natação infantil

A prática deste exercício a partir dos 6 meses de idade promove benefícios como: melhora da capacidade física e desenvolvimento das habilidades (equilíbrio, coordenação de membros superiores e inferiores e agilidade), previne e combate a obesidade, fortalece a capacidade cardiorrespiratória, aumenta a resistência imunológica e ajuda na socialização com outras crianças.

A recomendação para iniciar a natação é a partir dos 6 meses de idade e a progressão é realizada de acordo com a idade da criança.

– 6 meses até os 2 anos: a criança passa pelo período de adaptação ao ambiente líquido, aprende a realizar os movimentos corporais e mergulhar.

– 3 até 4 anos: inicia o nado em linha reta.

– 5 até 6 anos: aprendem as diferentes modalidades de nado, movimentam os braços e aprende a respirar durante a execução dos exercícios

– 7 até 12 anos: elas aperfeiçoam os diferentes estilos de nado.

É importante realizar acompanhamento com o pediatra e ter sua recomendação para iniciar a natação, principalmente se a criança apresenta asma, bronquite, otite, sinusite, faringite e problemas de pele. Também é importante a supervisão adequada durante a aprendizagem.

Os treinos de natação são compostos por exercícios de alto esforço cardíaco e respiratório, sendo assim é importante realizar uma consulta médica para avaliar suas condições físicas e ter a recomendação de realizar este treino. Também deve realizado com o acompanhamento do profissional de educação física para orientar os movimentos corretos para cada modalidade de exercício.

No Brasil, no dia 8 de abril é comemorado o Dia da Natação. Esta data foi criada com a finalidade de incentivar e promover a sua prática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *