Uma dieta low carb é um tipo de dieta baseada no consumo de alimentos com baixo índice glicêmico. Esta é uma técnica relativamente nova, cujo principal objetivo é a perda de peso eficaz sem prejudicar a saúde e o bem-estar.
Os resultados mostram que a perda de peso média dos participantes em uma dieta low carb foi de 1 a 2 kg a mais do que aqueles que limitaram a gordura em sua dieta.
Uma dieta baixa em carboidratos é adequada principalmente para crossfitters profissionais e outros atletas, mas também será útil para pessoas distantes dos esportes que desejam perder rapidamente alguns quilos extras.
A essência da dieta
A essência de uma dieta low carb é a rejeição total ou parcial de alimentos contendo carboidratos e um aumento significativo na proporção de proteínas e fibras na dieta. Os carboidratos na dieta são reduzidos para 50 gramas por dia, e a quantidade de proteína, pelo contrário, aumenta – até 150-200 g, dependendo da idade, físico e nível de atividade física.
A dieta deve incluir uma grande quantidade de fibras na forma de vegetais, ervas, algumas frutas sem adição de açúcar. Mudando para uma dieta sem ou com poucos carboidratos, o indivíduo força seu corpo a se adaptar a fontes alternativas de energia. O principal princípio da dieta low carb é baseado no processo de cetose.
Bioquímica da cetose
Qualquer dieta sem carboidratos ou com pouco carboidrato é uma dieta cetogênica. A cetose é o processo de produção de ácidos graxos e corpos cetônicos a partir de células de gordura (adipócitos) para energia no ciclo de Krebs.
Essa dieta melhora os níveis de insulina no sangue, o que é especialmente importante para pacientes com diabetes tipo 2. Como o corpo não obtém fontes de carboidratos com alimentos, a quantidade necessária de glicose não é formada no sangue. Em condições de sua deficiência, o corpo precisa urgentemente de fontes alternativas de energia e nutrientes e entra no modo de consumo de acúmulos de gordura para manter uma taxa metabólica normal .
Nas células do tecido adiposo, os processos de divisão são ativados. Os ácidos graxos são formados que entram no fígado e no tecido muscular, onde são oxidados e convertidos em acetil-CoA (uma substância necessária no ciclo de Krebs) e cetonas (corpos cetónicos).
Em condições de deficiência de carboidratos, o fígado decompõe as gorduras em ácidos graxos e cetonas para restabelecer os estoques de glicogênio e reabastecer a energia – é assim que ocorre a cetose.
Benefícios da dieta
As principais vantagens de uma dieta low carb
- Conhecendo o índice glicêmico dos alimentos, fica mais fácil controlar os níveis de açúcar no sangue. Isso é especialmente benéfico para os diabéticos, que são aconselhados pelos médicos a consumir mais alimentos com baixo índice glicêmico;
- Uma grande quantidade de fibra, consumida em uma dieta pobre em carboidratos, normaliza o funcionamento do trato gastrointestinal;
- Uma dieta rica em proteínas satura o corpo com todos os aminoácidos
essenciais e colágeno, resultando em cabelos, pele e unhas saudáveis.
Contra-indicações
Apesar de todos os benefícios de uma dieta restrita em carboidratos, existem situações em que uma dieta baixa em carboidratos é estritamente contra indicada:
- Distúrbios no trabalho dos rins e fígado;
- Doenças do trato gastrointestinal;
- Doenças cardiovasculares;
- Desequilíbrio hormonal;
- Gravidez e lactação.
Você não pode seguir uma dieta com baixos carboidratos para crianças e adolescentes – existe o risco de um impacto negativo nos processos metabólicos.
Regras e dieta
Em uma dieta baixa em carboidratos, é recomendável seguir várias regras para obter os melhores resultados na perda de peso:
- Não exceda a quantidade permitida de carboidratos na dieta diária.
- Não permita pausas na alimentação por mais de 4 horas.
- Dieta diária é desejável para dividir em 5-6 refeições.
- Divida todas as refeições em 3 refeições principais e 2-3 lanches.
- O teor calórico da refeição principal não deve exceder 600 quilocalorias e o lanche – 200 quilocalorias.
- Se o seu treino for pela manhã, é aconselhável fazer um lanche leve com um café da manhã proteico (2-3 ovos mexidos).
- Se o treino cair à noite, coma 2-3 horas antes do treino e, se possível, não coma imediatamente após o treino. Um lanche leve antes de dormir com uma porção de queijo cottage (ou outro produto proteico) é permitido.
- Café e outras bebidas com cafeína não são recomendados em uma dieta pobre em carboidratos.
- O álcool é estritamente proibido.
- Beba pelo menos 2-3,5 litros de água potável por dia.
- Durante uma dieta de menos carboidratos, é desejável tomar complexos vitamínicos e minerais para repor as reservas de substâncias essenciais no organismo.
Alimentos recomendados
- Carne e produtos à base de carne: carne bovina e porco magra, presunto, fígado, frango, peru , pato e ganso;
- Peixe: salmão, truta, cavala , atum , bacalhau, linguado;
- Frutos do mar: Sardinhas, caranguejo, lulas , camarões, mexilhões, ostras;
- Laticínios: Requeijão, creme de leite , queijo, leite, leite fermentado cozido , iogurte natural;
- Ovos: Ovos de galinha, ovos de codorna:
- Legumes e verduras: todos os tipos de repolho, tomate, pepino, alface, pimentão, berinjela, abobrinha, aipo, alho , cebola;
- Leguminosas: ervilhas verdes, feijão verde;
- Cogumelos: Cogumelos, champignons;
- Gorduras e óleos: Azeite, óleo de linhaça, óleo de amendoim, nozes, azeitonas, azeitonas pretas.
Lista de produtos proibidos
Alimentos proibidos em uma dieta baixa em carboidratos incluem:
- Pães e todos os tipos de produtos de panificação: Pães, tortas, bolos, doces, biscoitos;
- Quaisquer doces: Açúcar, mel, vários xaropes, pipoca, sorvete, doces, chocolate;
- Vegetais contendo amido: Batatas e alcachofra
Quaisquer produtos que contenham em sua composição lactose, sacarose e maltose em grande quantidade; cereais com alto índice glicêmico: mingau de sêmola, mingau de arroz, aveia, flocos de milho.