Como manter seu cérebro jovem?

É possível manter seu cérebro jovem! Conforme você envelhece é natural que seu cérebro entre em declínio e uma das melhores formas de evitar isso é mantê-lo mentalmente estimulado.

Quando você dá ao seu cérebro alguma atividade que cria novas conexões entre células nervosas, essa simples atividade ou ato pode até ajudar seu cérebro a criar novas células nervosas.

Isso poderá ser usado para quando seu cérebro perder células no futuro, mas agora, você não precisa se preocupar muito com as atividades que precisará fazer, pois são simples, como ler diariamente. Só a leitura já consegue fazer uma ginástica mental e manter seu cérebro jovem.

Manter-Seu-Cérebro-Jovem
Foto: Canva

Veja atividades que podem manter seu cérebro jovem

Você já viu alguém fazendo tricô? Quando uma pessoa está tricotando ela está usando os movimentos de suas mãos para criar algo e existem exercícios para mãos e dedos que podem ajudá- lo a aumentar a flexibilidade, destreza e força, não só física, mas mental.

Por exemplo, você pode pegar uma bola e apertá-la o mais forte que puder sem causar dor nas mãos, faça este exercício simples várias vezes ao dia para melhorar sua destreza.

Além disso, mais um exercício mental para manter seu cérebro jovem é o jogo de palavras cruzadas. Quem aí já jogou? Deixa nos comentários da publicação pra eu saber se você é dessa época!

Exercício é importante para manter seu cérebro jovem?

Sim! Vários estudos mostraram que colocar seus músculos para trabalhar, também pode ajudar seu cérebro. Quando você se exercita, você aumenta o fluxo sanguíneo em seus vasos sanguíneos.

Dessa forma, ajuda a transportar sangue rico em oxigênio para as partes de seu cérebro responsáveis ​​pelo pensamento, e quando você se exercita, você também pode aumentar e melhorar a conexão entre as células e ainda criar novas.

Ao realizar atividades físicas, você deixará suas células cerebrais mais eficientes, esta é uma forma de manter seu cérebro jovem e consequentemente no futuro, conseguir notar que ele funciona melhor à medida que você envelhece.

Existe dietas para o cérebro?

Sim! Para potencializar ainda mais seu cérebro, você precisa de uma boa dieta, de preferência aquela passada de forma personalizada pra você por um nutricionista. Todos sabem que uma boa dieta é importante para o seu corpo, assim como os exercícios.

Se você negligencia uma boa dieta e em troca come fast foods, sinto em lhe dizer, mas você está estragando todo o potencial do seu cérebro para se manter jovem à medida que envelhece.

No entanto, se você encher seu corpo com frutas, legumes, peixes e nozes, você reduzirá o risco de sofrer um comprometimento cognitivo e até a demência. Óleos insaturados como o azeite e proteínas vegetais, também devem ser incluídos na sua dieta para melhorar e manter seu cérebro jovem.

Açúcar e Cérebro

Outra coisa que ajudará a manter seu cérebro jovem, são os níveis de açúcar no sangue, que é um dos principais fatores de risco relacionados à demência e a diabetes. 

Para prevenir a diabetes você precisa absorver os nutrientes certos. Exercícios físicos regulares e uma dieta saudável passada por um nutricionista, podem manter a diabetes sob controle.

Lembre-se também que se você consome muito açúcar, seu cérebro fica hiperestimulado, fazendo com que aconteça mudanças em seu comportamento e possivelmente te deixando mal humorado.

Curiosidades para manter seu cérebro jovem

Manter os níveis de colesterol “bom” é extremamente importante para você que quer manter seu cérebro jovem. Dieta e exercício físico são novamente as tarefas para ajudar a manter os níveis de colesterol e peso sob controle.

Além disso, você também deve evitar o tabaco, porque fumar é uma prática que pode diminuir sua saúde mental e poder cognitivo. E eu sei que parar de fumar não é fácil, mas você precisa trabalhar nisso se quiser reduzir as suas chances de demência.

Especialistas também sugerem que você diminua sua ingestão de bebida alcoólica, porque quando você bebe excessivamente, você aumenta o risco de demência, consequentemente, envelhece o cérebro.

Seguindo as instruções desse artigo, ajudarei meu cérebro?

Com certeza! Portanto, seguindo essas orientações e dicas retiradas de estudos, você conseguirá manter seu cérebro jovem, saudável e forte em relação ao envelhecimento.

Lembre-se também de cuidar das suas emoções e da qualidade do sono, pois se não fizer isso, ocasionará uma perda enorme de potência cerebral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *