Efeitos da cafeína em nosso corpo

Como a cafeína, o estimulante mais popular do mundo, pode impulsionar seus treinos sem causar dependência!

Nada lhe dá mais energia pré-treino do que a cafeína. Não surpreendentemente, comprimidos e bebidas à base de cafeína  são a categoria mais comum de suplementos entre fisiculturistas, atletas e frequentadores de academia, os famosos termogênicos.

Estudo após estudo mostra que a cafeína aumenta o estado de alerta, o foco, melhora o humor, aumenta o limiar de dor, promove a queima de gordura e ajuda a aumentar o desempenho durante longas sessões na academia e esportes profissionais.

Como a cafeína afeta o desempenho?

A cafeína atua no sistema nervoso central, promovendo a excitabilidade da medula espinhal e o desenvolvimento das fibras musculares, ao mesmo tempo em que reduz a percepção de fadiga e dores musculares. A cafeína demonstrou melhorar o desempenho físico em uma variedade de esportes, bem como reduzir a fadiga mental.

Alguns dos principais benefícios da cafeína incluem:

  • Melhora na resistência
  • Aumento da força
  • Aumenta significativamente a velocidade em distâncias curtas
  • Melhora a execução de levantamento de peso
  • Reduz o nível de tensão percebida (fadiga).

Cafeína e a saúde

Bloqueio dos receptores de adenosina

No corpo humano, existe um neurotransmissor chamado adenosina, que, se necessário, suprime a sensação de alegria e causa sonolência, a cafeína é um alcalóide maravilhoso que tem um efeito benéfico no sistema nervoso. Graças a ele, uma pessoa está em um estado fisicamente mais ativo.

Estimulação da atividade do trato gastrointestinal

Beber uma xícara após uma refeição  saudável, o estômago secretar mais suco gástrico, o movimento intestinal aumenta, assim  aumenta o  processo metabólico, consequentemente dando um alívio na constipação.

Impacto no coração

A cafeína estimula o músculo cardíaco e o nervo vago ao mesmo tempo. O nervo vago diminui a atividade do coração, de modo que as alterações no coração com cafeína geralmente são menores. No entanto, em altas doses, a cafeína pode causar palpitações cardíacas ou mesmo arritmias. E também é capaz de aumentar a pressão aumentando a frequência e a força das contrações cardíacas.

Impacto nos vasos sanguíneos

A cafeína dilata os vasos sanguíneos do coração, rins, músculos esqueléticos e contrai os vasos dos órgãos abdominais. Portanto, uma xícara de café dá um leve efeito diurético.

A cafeína tem efeitos colaterais?

Em primeiro lugar, ingerir  muita cafeína pode contribuir para o aumento do nervosismo e da ansiedade. No entanto, existem mais alguns aspectos que você deve estar ciente.

Desidratação

A cafeína tem um efeito diurético leve, que pode levar à desidratação, mas esse efeito é quase  insignificante, no entanto, é recomendável aumentar a ingestão de líquidos ao consumir cafeína, especialmente se você estiver se exercitando em um ambiente quente e úmido.

Vício

A cafeína é viciante, mas os efeitos negativos disso só podem ser observados com o consumo regular de mais de 200 mg por dia. Os sintomas adversos podem durar de 2 a 9 dias e incluem dores de cabeça, ansiedade, depressão e sede. Você pode aliviar esses efeitos colaterais reduzindo gradualmente a dose até atingir a quantidade recomendada.

Insônia

O grau e a duração da exposição à cafeína variam de pessoa para pessoa.

Para alguns, a cafeína é absorvida rapidamente no organismo, para outros, o metabolismo é mais lento, se você é muito sensível à cafeína ou propenso à ansiedade, é recomendável limitar sua ingestão Pois ela pode ficar ativa no organismo até 6 horas após a ingestão.

Quem deve evitar a cafeína?

A cafeína  pode ter um efeito negativo ou até mesmo ser perigoso para algumas doenças crônicas. Se você tem doença hepática e/ou enzimas hepáticas baixas, baixa filtração do sangue, então a cafeína entra no cérebro em maiores quantidades e tem um efeito mais forte e nítido nos receptores. Mesmo com um leve excesso da norma individual, podem aparecer sintomas de aumento da frequência cardíaca, arritmia, dores de cabeça entre outros.

Principais fontes de cafeína

A maior quantidade de cafeína é encontrada no café (115 e 175 mg de cafeína para cada 200 ml) porém também é encontrado em:

  • Chá mate (Uma xícara contém 20 mg de cafeína)
  • Chocolate amargo (2 a 3 cubos contém 12 mg de cafeína)
  • Guaraná (240 ml é de 35 a 40 mg)

Como usar?

Para que não ocorra efeitos colaterais o limite máximo recomendado é de 400 mg.

O nível de cafeína no sangue atinge seu pico aproximadamente 60-90 minutos após o consumo.

Assim, você deve tomá-lo de 1-2 horas antes do treino. Uma xícara e meia de café já é suficiente, que contém cerca de 140~150 mg de cafeína.

Lembrando que a cafeína tem uma duração relativamente longa (cerca de seis horas). Isso significa que se você consumir 200 mg de cafeína às 18h, ainda terá metade dessa quantidade em seu corpo à meia-noite. Isso pode afetar seriamente seu ciclo de sono.

Café com Canela

Quem aí é fã de um café, levanta a mão!

Muita gente ama café, mas não consegue reduzir ou tirar o açúcar ou adoçante.

A dica de hoje é café com canela. Você já experimentou?

  • É uma ótima opção porque fica muito saboroso e nem precisa adoçar. Você pode excluir o açúcar ou adoçante.
  • A canela tem propriedades termogênicas que ajudam no metabolismo
  • A canela é anti-inflamatório e possui antioxidantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *