Como ter mais energia e força no treino? Descubra os 3 benefícios da creatina monohidratada e aumente seu desempenho nas atividades físicas.
Há muito tempo a creatina é conhecida como fonte de energia e força para os músculos durante a atividade física. De alguns anos pra cá, aumentaram os estudos, mostrando seu ótimo desempenho no músculo durante o treino e assim colaborando com mais energia e força para o atleta.
Confira abaixo os 3 principais benefícios da creatina para o seu organismo.
3 principais benefícios da creatina
A creatina, encontra-se em alimentos de origem animal e atende as necessidades suplementares durante as atividades físicas, sendo assim uma fonte força e de energia para quem treina.
Nosso organismo também produz creatina, em um processo conjunto entre o fígado, rins e pâncreas, em pequenas dosagens, porém, os atletas fazem uma suplementação maior de creatina, pois praticam atividades intensas por longos períodos.
A creatina tem ajudado muito no desempenho dos atletas durante as atividades físicas, por ajudar na hidratação intracelular, fornecer energia e força e mantém a água dentro do músculo por maior tempo.
Aqui estão os 3 principais benefícios da creatina:
- Aumento da força muscular
- Maior capacidade de concentração
- Melhora a disposição física
- entre outros…
4 Dicas importante sobre a creatina monohidratada
Como já sabemos a creatina é uma ótima fonte de energia e força para quem treina.
Mas, também pode ser consumida por quem não treina, para preservar e manter a massa muscular, que com o passar dos anos diminui muito para os idosos.
1. Para que serve a creatina monohidratada
A creatina serve como suplemento nutricional para atletas, iniciantes na atividade física e idosos, colaborando com o desempenho nas atividades do dia a dia, estimulando energia e força nos treinos de baixa e alta intensidade.
Para a creatina gerar mais energia e força durante o treino, ela faz o processo de reter a água dentro da célula, e isso acontece depois do organismo metabolizar as substâncias químicas entre os rins e o fígado em conjunto com o pâncreas.
2. Qual a diferença entre monohidratada e micronizada
A diferença entre a creatina monohidratada e micronizada é pequena, porém, os detalhes nessa diferença são muito importantes.
Importante lembrar, para fazer a suplementação de creatina é necessário a indicação de um nutricionista, pois, esse profissional sabe qual a melhor creatina para o seu corpo.
- Creatina Monohidratada: Possui um grão maior, absorção mais lenta, valor de mercado baixo.
- Creatina micronizada: Possui um grão menor, rápida absorção, valor de mercado alto.
Praticamente, as duas creatinas fornecem energia e força, que são seus principais benefícios
Entretanto, o que muda vai ser a absorção, enquanto a monohidratada passa pelo processo de quebra dentro do organismo, a micronizada já entra no organismo pronta para a ação, não precisa passar pelo processo de quebra.
3. Quanto devo tomar de creatina?
A suplementação de creatina é mais indicada a partir da fase adulta, onde pode ser considerada um suplemento habitual.
Ao iniciar a academia ou outra atividade física a suplementação de creatina pode ser iniciada, pois assim, protege o músculo, ajuda no ganho de massa, energia e força no decorrer dos meses, mantendo os treinos e fazendo o acompanhamento físico e nutricional.
Porém, existem medidas para cada fase da vida:
- Adultos: 3g em 200ml de água, após dissolver totalmente deve ser consumida antes da atividade física.
- Idosos: Pode ser consumida mais vezes ao dia, com a necessidade de dividir a dose diária em aproximadamente 4 doses.
- Hipertrofia: Em treinos específicos para o aumento muscular e força.
Estudos indicam que a melhor maneira de utilizar a creatina é junto com algum alimento, assim estimulando a produção de insulina pelo pâncreas e ajudando na metabolização total da creatina.
Pode-se fazer o uso conjunto com whey protein e outros suplementos, porém é necessário o acompanhamento do nutricionista para indicar a melhor dosagem para o seu tipo de corpo e atividade que pratica.
Sem esquecer, que para ter os benefícios da creatina é necessário uma dieta equilibrada, frutas, legumes, fibras, proteínas e outros, lembrando que o consumo de álcool atrapalha completamente a absorção natural da creatina, bloqueando o fornecimento de energia e força ao músculo.
4. Quem pode tomar creatina
Principalmente atletas que praticam atividades intensas por longos períodos, sendo necessário a adição da suplementação para manter os níveis de hidratação muscular, força e energia durante o treino.
Praticantes de atividades físicas e não praticantes regulares podem fazer o uso da creatina monohidratada também, pois, os estudos relacionados a este composto, comprovam sua eficácia para a manutenção e recuperação da massa corporal, e atividade cerebral.
Idosos, para aumentar massa magra, energia e força, ao chegar da idade o corpo perde muita massa muscular, e isso prejudica o equilíbrio, aumentando os riscos de acidentes envolvendo quedas, podendo ocorrer fraturas ósseas prejudicando a qualidade de vida dos idosos.
Grávidas e lactantes, não devem fazer uso de creatina.
Assim, concluímos que o suplemento de creatina monohidratada é um aliado em todos os estágios para a qualidade de vida.
Se você chegou aqui para saber sobre a Creatina vai gostar de ler nossos artigos sobre Musculação e Exercícios para fazer em casa ou ao ar livre.