Se-Alimentar-Bem-Gastando-Pouco

Como se alimentar bem gastando pouco?

Se alimentar bem gastando pouco pode ser um desafio muito grande para quem mora no Brasil ou tem algum tipo de problema de saúde que exige uma dieta mais regrada com alimentos específicos.

Portanto, hoje iremos abordar algumas maneiras de se alimentar bem gastando pouco que te deixam feliz por saber que é possível comer bem, mesmo economizando dinheiro e com o orçamento apertado.

No entanto, saiba que mesmo que você tenha pouco dinheiro e esteja guardando, é imprescindível que você sempre faça um planejamento financeiro para comer o que quiser ao menos uma vez por mês, isso fará bem até para sua saúde mental.

Se-Alimentar-Bem-Gastando-Pouco
Fonte: Canva

Planeje os alimentos de cada refeição

Planejar com antecedência suas refeições é algo simples e que vai te fazer economizar dinheiro. Ainda mais se você sabe que realmente não pode gastar mais que um valor determinado.

Faça o planejamento e as adaptações da sua alimentação, baseado nas suas necessidades. Exemplo: se você quer ganhar massa muscular, vai ter uma refeição diferente de quem tem problemas com diabetes ou quem quer emagrecer.

Utilizar ingredientes comuns para cada refeição, também é uma das maneiras de se alimentar bem gastando pouco. Outra coisa que você pode fazer é procurar pratos que rendem e não estragam ao congelar, como por exemplo: sopas.

Tenha sempre uma lista

Uma prática básica ao se alimentar bem gastando pouco é ter uma lista de compras. E acredite, essa prática não é recomendada apenas para quem não tem dinheiro, mas para todas as pessoas, devido ao fato de que ela pode ajudar a priorizar o tempo no mercado.

Se você deseja se alimentar bem gastando pouco, considere comprar apenas o essencial para colocar na sua refeição, exemplo arroz e feijão. Cereais também são ótimas escolhas, por se tratar de um alimento nutritivo e que rende muito.

Uma dica muito importante que você deve seguir antes de ir ao supermercado, é se alimentar! Se não fizer isso, provavelmente não irá resistir aos alimentos industrializados com sabores extremamente chamativos.

Cozinhar em casa

Isso mesmo! Uma das formas de se alimentar bem gastando pouco, é cozinhando e/ou aprendendo a cozinhar em casa. Fazer comida em casa pode ser muito mais econômico que sair para almoçar ou jantar fora.

No entanto, isso não é tão ruim assim, porque ao fazer uma refeição em casa, para depois você comer, não estará com nenhum receio de que algo foi colocado indevidamente na sua comida e para alguns, isso trará um sentimento de alívio. 

Portanto, desenvolva o hábito de cozinhar seu próprio alimento, fique bom nessa prática e consequentemente verá um aumento de dinheiro na sua conta bancária, justamente pela escolha de não pedir comida ou sair para comer.

Compre os alimentos que são integrais

Alguns alimentos podem suprir sua necessidade por um preço menor e ainda são menos processados. Por exemplo, uma barra/bloco de queijo é menos processado e é ainda mais barata que aquelas fatias de queijo no isopor da padaria.

Compre alimentos integrais e enlatados, como exemplo feijões enlatados e alguns grãos integrais como aveia e arroz. Esses produtos costumam ser bem mais baratos que os ultraprocessados.

Além disso, esses alimentos menos processados são vendidos na maioria das vezes em grandes quantidades, o que influencia no preço, que por consequência é mais baixo e te faz economizar dinheiro no geral.

Troque a carne por outros alimentos

Se alimentar bem gastando pouco é uma prioridade pra você, saiba que é muito provável que você terá que trocar a carne por outros tipos de alimentos. Nos últimos anos a carne teve um aumento absurdo de preço, isso tudo por causa da inflação.

Entretanto, há diversos alimentos que podem substituir o papel da carne por um preço muito menor. Esses alimentos contém os nutrientes necessários para o bom funcionamento do seu corpo e ainda podem ser consumidos à vontade, sem preocupação.

Os alimentos são: 

  • Grão-de-bico;
  • Tofu;
  • Ervilha;
  • Lentilha;
  • Quinoa;
  • Soja;
  • Espinafre;
  • Castanha de caju;
  • Cereais;
  • Abacate.

Vale a pena se alimentar bem gastando pouco? 

Sim! Mas também depende de qual é o seu objetivo fazendo essa dieta regrada. Se for para economizar e comprar alguma coisa ou investir, com certeza vale a pena seguir esse caminho.

Lembre-se também que quando sobrar dinheiro, não deixe de procurar um nutricionista para que assim você possa ter uma alimentação completa de acordo com o que o seu corpo precisa para o bom funcionamento e bem estar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *